terça-feira, 16 de junho de 2009

_Acertando os ponteiros

>>>
Os estados brasileiros poderão deixar de ter horários diferenciados. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (16/junho/2009) proposta que unifica a hora legal no território nacional, com base no horário oficial de Brasília, que está a três horas de atraso em relação à hora de Greenwich (GMT/ Greenwich Mean Time).

Segundo explica o autor do projeto de lei, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), a medida irá eliminar diferenças de fuso horário, em relação a Brasília, verificadas no Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Para ele, as variações de horário hoje em vigor causam os mais variados transtornos, conforme enumera:

—Obstáculo à maior integração do espaço econômico nacional; prejuízo de grande monta à integração econômica das populações e atividades realizadas na porção mais ocidental da área continental brasileira; deficiente integração dos centros comerciais e industriais de Manaus, Rio Branco, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho e Boa Vista nos negócios realizados nas praças do centro-sul do país e enorme descompasso no ritmo vertiginoso de progresso nas comunicações e nos transportes — explicou Virgílio.

O parecer do relator, senador Gim Argello (PTB-DF), é favorável ao projeto e foi aprovado, e ainda será votado terminativamente na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O projeto ainda irá a plenário, mas é quase certo que será aprovado, o que significa que em breve nosso fuso horário irá mudar, independente da vontade do povo desta Guaicurúndia.

2 comentários:

valreiss disse...

Espero que não mude, não só porque não gosto muito de acordar cedo, mas acho que o fuso foi feito com determinada pesquisa e isso tem um sentido. Agora apenas por questões financeiras muda-se tudo? Não sei... torço pra que não mude.

Unknown disse...

Também penso que não deve mudar. Existem questões de saúde que precisam ser levadas em consideração. Mas como coniar em políticos?