domingo, 14 de maio de 2017

Amarelando

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De acordo com nota da sua assessoria de Imprensa, “o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), lançou na manhã de quinta-feira (4/5/17) o Movimento Maio Amarelo (...) realizado em nível (sic) mundial há seis anos, em cumprimento a uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, editada em março de 2010, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Segundo “a administração municipal, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito mortes por acidente no trânsito”.



Pro doutor Trad, o problema no trânsito na cidade (e no Estado) é culpa da falta de educação dos atores da circulação urbana, motoristas principalmente, mais pedestres, motoqueiros, usuários de ônibus etc. Diz ele —e seus assessores concordam em número e grau— “que a maioria dos acidentes é causada por pessoas que saem bêbadas, em alta velocidade, fazendo manobras arriscadas”.


Claro que ele prefere ignorar a parte que cabe às autoridades e às instituições na esculhambação no trânsito da cidade. O poder público tem uma gorda cota de participação nas falhas no sistema de circulação de Campo Grande, a Capital do Estado, falhas essas que vão do planejamento à manutenção das vias públicas, passando por sinalização, construção, educação, fiscalização etc. etc. e tal. Há uma grande insatisfação da população desta Morenópolis com a insegurança no trânsito da cidade e as autoridades, demonstrando ineficiência e ineficácia no exercício da própria função, jogam toda a culpa no cidadão e fogem da sua responsabilidade como gestores do trânsito das cidades sul-mato-grossenses.

A sensação de impotência está explícita na face dos governantes. O poder público, cada vez mais inerte, se pronuncia de maneira confusa e pouco eficaz. A violência atinge patamares assustadores e os acidentes graves já estão incorporados à rotina dos brasileiros, seja nos grandes centros urbanos ou nas pequenas localidades do país —e Campo Grande não está entre as exceções. Colisões, abalroamentos, atropelamentos viraram fatos corriqueiros no dia-a-dia da população.

Não há qualquer justificativa para acidentes que tiram de forma tão absurda a vida das pessoas, principalmente sabendo-se que todos eles podem ser evitados na medida em que o condutor dirija com responsabilidade e respeito a outras pessoas. Os números chocam, impressionam e doem. As causas dos “acidentes” normalmente têm sempre um vilão para as autoridades —seja ela de trânsito ou policial: o condutor. É sempre ele que dirige alcoolizado, que tenta uma ultrapassagem em local não permitido ou dorme ao volante. As mortes poderiam ser evitadas se os condutores dirigissem com responsabilidade e respeito a outras pessoas. Mas as explicações não podem parar por aí. Não mesmo. As pessoas morrem nas ruas, avenidas, rodovias e estradas deste país por uma série de fatores. E o mais grave deles é a omissão estatal —com certeza à autoridade cabe mais culpa que ao motorista e motoqueiro. Se o motorista bebe e dirige, é também porque falta fiscalização para punir com rigor.

Quando se divulga que uma ultrapassagem proibida provocou uma tragédia, nenhum especialista vai checar se a sinalização no local era boa ou se havia um buraco na pista. Quando um caminhoneiro dorme ao volante, ninguém quer saber quantas horas ininterruptas ele trabalhava nem as condições de saúde. Nessas horas, uma das desculpas mais comuns das autoridades é que os órgãos de fiscalização não dão conta de tantas atribuições. Só que a situação precisa mudar. Por que não se toma uma iniciativa realmente séria e abrangente para conter a grande epidemia que causa tantas mortes no trânsito?

As medidas devem ir além das campanhas de conscientização. É preciso muito mais do que difundir o “se beber, não dirija”. É necessário reunir as autoridades pra preparar uma estratégia única para conter as tragédias nas vias. Fazer um levantamento completo dos problemas enfrentados, melhorar as vias públicas e adotar uma fiscalização única e eficaz.

Pode não render votos, mas evita tragédias diárias. Chegou o momento de estabelecer uma política séria de combate à violência no trânsito. Ou melhor, de firmar um pacto pela vida. E isso tem de começar com as autoridades parando de dizer platitudes como as que colocam todos os erros do trânsito na culpa dos motoristas.

A autoridade tem uma grande parcela de culpa pelo que acontece de errado no trânsito. É claro que se cada motorista exercitasse os valores da cidadania, da paciência, da solidariedade, da gentileza e da responsabilidade, o trânsito seria muito mais civilizado. Mas a mídia só cobra do cidadão; nunca exige do poder público, embora haja tantos erros no trânsito da exclusiva responsabilidade da autoridade.

Um dos grandes erros da Natureza —ou do Todo–Poderoso, sabe-se lá!— é não ter feito a incompetência doer. Já imaginou o gentil leitor se a incompetência doesse, por exemplo, nas autoridades do trânsito? Elas têm uma enorme aptidão para vigiar, fiscalizar, multar, aterrorizar o cidadão, cobrar impostos escorchantes, mas nenhuma para fazer o que lhes compete de fato.

Um exemplo: por que existem computadores, câmeras-robôs, radares, sonares, câmeras nos ônibus (o serviço de transporte é uma porcaria, mas o usuário está sempre estrelando os filminhos dos ônibus), lombadas eletrônicas, fotossensores e outros badulaques eletroeletrônicos para achacar o motorista, se as autoridades não são capazes de fazer a parte que lhes cabe na administração do trânsito?

Mas o trânsito continua mal administrado como sempre —e somos nós, cidadãos, que levamos a culpa por tudo o que acontece de errado. Você, gentil leitor, já observou com que cuidado, com que refinamento, com que acabamento sofisticado —e a que custo, claro!— com que a autoridade (do trânsito e de outras áreas) exerce a sua inépcia, inaptidão e incompetência? Mas a culpa é sempre sua, nossa —e com o apoio dos veículos de comunicação.

Entretanto, os grandes problemas —exatamente aqueles da competência do Poder Público— do trânsito continuam sem solução. As vias públicas continuam mal projetadas, com manutenção precária, mal sinalizadas e mal fiscalizadas; as autoescolas continuam ensinando mal a quem passa por suas salas de aula e veículos de treinamento; as autoridades continuam não cumprindo as leis, mas exigindo que o cidadão as cumpra rigorosamente, e multando pesadamente quando isso não acontece. Mas nós, cidadãos, não temos como multar as autoridades.

Quase todos os dias a mídia veicula alentadas reportagem sobre as vias de trânsito mais intenso de Campo Grande. São ruas e avenidas perigosas pra danar, extremamente estressantes para quem nelas circula. E os responsáveis pela reportagem não perdoam: a culpa pela esculhambação é dos atores do trânsito. Temos sim nossa parcela de culpa. Mas e as autoridades que não mexem no planejamento, nas dimensões, na construção, na manutenção e na sinalização das vias públicas? E nunca são multadas por isso.

Aliás, seria ótimo se isso fosse possível, é ou não é? Se toda vez que um servidor público pisasse no tomate, a gente pudesse tascar-lhe uma pesadíssima multa, seria uma delícia —pois, mais cedo ou mais tarde, todo governante, todo político, acaba correspondendo àqueles que não confiam nele. Se a gente pudesse realmente punir as autoridades que dão mancada, o poder público seria muito mais confiável e eficaz. Teríamos menos mortes. E nós, cidadãos, seríamos mais felizes.

Bom que as autoridades pensem num mês preferencial pra recrudescer a guerra contra as falhas do trânsito. Mas porque um mês amarelo? Afinal amarelar significa, entre outras coisas, perder a coragem diante de situação difícil, perigosa, embaraçosa, isto é, acovardar-se. Talvez porque a autoridade aja sempre covardemente com relação ao sistema de circulação de pessoas e veículos.

Luca Maribondo
lucamaribondo@uol.com.brCampo Grande | MS | Brasil


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