quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Barbárie à brasileira

[
Sempre que se trata de barbárie, o brasileiro surpreende. O historiador britânico Eric Hobsbawm já mencionou, numa palestra, um "Barbárie: manual do usuário" não porque desejasse "(...) apresentar instruções sobre como ser bárbaro. Ninguém de nós, infelizmente, precisa disso". Segundo ele, barbárie não é algo como tecelagem artesanal, uma técnica que precisa ser aprendida. E acrescenta, "pelo menos, não até que se deseje tornar-se torturador ou algum outro especialista em atividades desumanas".
Tem que a Barbárie é antes de tudo, um subproduto da vida em determinado contexto social e histórico, algo que vem com o território, como diz Arthur Miller em "Morte de um Caixeiro-Viajante. A expressão "sabedoria das ruas" expressa muito melhor o que "desejo —explica o historiador— dizer para sugerir a atual adaptação das pessoas à existência em uma sociedade desprovida das regras da civilização. Ao compreender esse termo, todos nos adaptamos à vida em uma sociedade que, pelos padrões de nossos avós ou pais —e até pelos padrões de nossa juventude, para os que têm a minha idade —, é incivilizada".
Para Hobsbawm, acostumamo-nos com ela. Não quero dizer que não conseguimos mais ficar chocados com este ou aquele de seus exemplos. Ao contrário, ficar chocado periodicamente por algo invulgarmente terrível é parte da experiência. Ajuda a ocultar o quanto nos habituamos à normalidade daquilo que nossos pais —os meus com certeza— teriam considerado vida em condições desumanas. "Meu manual do usuário —diz ele—, segundo espero, é um guia para compreender como isso aconteceu".

O que aconteceu nesta semana em Manaus, capital do Estado do Amazonas, poderia muito bem ilustrar o Manual da Barbárie de Hobsbawn. Mataram-se cerca de 60 pessoas das formas mais bárbaras. Virou notícia em todo o mundo. E o desgoverno brasileiro, que conhece muito bem os problemas das prisões do país, nada faz para consertar a situação. Há mais barbárie no Brasil do que no chamado Estado Islâmico.

Luca Maribondo
Campo Grande | MS | Brasil

Nenhum comentário: