domingo, 26 de junho de 2016

Compra-se a lei

Em Porto Alegre, a juíza Federal do Rio Grande do Sul Daniela Cristina Pertile autorizou a presidente interrompida Dilma Rousseff a utilizar aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para além do trecho entre Brasília e a capital gaúcha, desde-que- pague-pelas-viagens.

Não! Não é piada. A Dra. Pertile, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, acolheu recurso apresentado pelo ex-marido de madame Rousseff, advogado Carlos Araújo. No pedido, ele diz ser ilegal o parecer da Casa Civil da Presidência da República, que proíbe a presidente afastada de voar em aeroplanos da FAB se não for pra visitar sua família na capital gaúcha.

Diz a doutora: "defiro parcialmente o pedido de antecipação dos efeitos da tutela para (a) autorizar a parte autora a usar as aeronaves da FAB, fora do trecho Brasília/Porto Alegre/Brasília, desde que haja o ressarcimento de custos pela própria presidente afastada ou pelo partido político a que esteja vinculada, consoante aplicação analógica do art. 76, da Lei no 9.504/97", reza a decisão da juíza, que alega necessidade de garantir a segurança pessoal de Dilma.

O presidente Michel Temer já reagiu e respondeu que irá, inicialmente, acatar a decisão da Justiça e, após ter acesso aos detalhes da decisão, estudar se cabe —ou não— recurso. Já os faunos da presidente interrompida se dizem surpreendidos com a notícia. Mme. Rousseff já viajou a Porto Alegre, Campinas (SP), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Recife (PE) para divulgar a tese histriônica de que é "vítima de um golpe" e, segundo assessores, pretende fazer novas viagens até o julgamento final de seu impeachment, em agosto deste ano (2016).
Você paga o pato

À primeira vista, a decisão da doutora Pertile é ótima. É, porém, insuficiente. Na verdade todas as ditas otoridades deveriam bancar todas as suas despesas pessoais, das viagens à tal “segurança pessoal” mencionada pela juíza, passando por residência, hospedagem, comida, higiene pessoal, transporte etc., etc., etc... —e bota etc. nisso. O cidadão banca tudo do próprio bolso: comida, bebida, higiene pessoal, lazer, saúde etc.; mas presidente, ministros, parlamentares, juízes, governadores e outros governantes (de todos os poderes) têm todas suas despesas pagas. E por nós, que aceitamos tudo como palhaços (que realmente somos).

Se o presidente provisório Michel Temer abre um Domaine de La Romanee-Conti Montrachet Grand Cru (vinho de quase cinco mil dólares a garrafa) e a bebe inteira, você paga uma parte. Se o dr. Gilmar Mendes come uma caixinha de Chuao, um dos chocolates mais dispendiosos do mundo, você banca um pedaço. Se Madame Rousseff pinta as madeixas de louro platinado, a grana da tintura sai do bolso do cidadão. E por aí vai.

Como na maioria dos países do planeta, o cidadão banca todas as suas despesas pessoais, inclusive os políticos/governantes. No Brasil, os ditos-cujos políticos/governantes têm todas as suas despesas bancadas pelo Estado, isto é, o cidadão que paga impostos. Vai da comida ao copropel (acrônimo de copro [fezes] + papel), passando por creme dental, cachaça, talheres, fraldas pra incontinência, preservativos etc.

E o povo permite. Aceita como gado. Os que invectivam são tachados  de  adeptos do revanchismo e do furor denunciativo —provocados pela mídia em sua insistência em publicar furos---, um intento considerado nefando. Nada é mais sintomático do perigoso ponto a que chegamos que a frase do ex-advogado geral da união Zé Cardozo, recentemente veiculada nas redes sociais: “conceituado  pelo grande jurista Tomás Turbando”. E saiu do ambiente informando que “vou-me já —atocha a tocha”. Como se sabe, oralmente, “tomás turbando” é um cacófato de baixo calão.

E o país chegou a uma situação insustentável. Mas agora está feito. Estão felizes? Agora tudo pode acontecer. Até chamarem a presidente de relicto periclinal e continuarmos a ser governados pelo Michel, o Temer. É claro que é preciso dar um basta em tudo isso. E o Zé Cardozo, sempre usando seus eloquentes cacófatos, complementou: “afinal, somos presididos pela dona Dilma Rousseff —não adianta por a culpa nela”.

Porém as coisas aos poucos vão ficando mais sombrias (em Brasília tudo é feito na escuridão). Há uma conspiração —com golpe em tudo— em andamento, movida por parlamentares, procuradores, policiais e tecnoburocratas em plantar notícias que nunca se sabe se são verdadeiras ou falsas, correr para os denunciados, dizer “processa, prende, baixa a lenha, dedure”, pegar os casos e ganhar fama e notoriedade —além de muita grana, é claro.

Eis que o momento exige seriedade, empenho, fibra, probidade, espírito público, patriotismo, fé em Deus, Tite e Neymar Jr;. É isto ou a situação ficará cada vez mais caótica e esculhambada. Como diz o lídimo Dr. Eduardo Cunha, presidente interrompido da Câmara Federal e marido da Sra. Cláudia Cruz, olhando as imagens da tocha olímpica na tv e sempre usando a legislação pra se safar das encrencas: “compra-se a lei”! E com mão firme da Dra. Pertile.


Luca Maribondo
lucamaribondo@gmail.com
Campo Grande | MS | Brasil

Nenhum comentário: