terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

[Você odeia políticos?! ]



>>>
Falar mal dos políticos é, no Brasil, uma espécie de esporte nacional. Nem todos os políticos, claro, são maus, inaptos e/ou corruptos. Mas eles fazem por merecer todas as críticas que recebem. Nos últimos tempos, os muitos escândalos dos legislativos brasileiros de todos os níveis provocam e justificam todas as críticas que se fazem aos políticos e governantes.

Muitos motivos explicam a aversão do cidadão pelos políticos, notadamente nos escalões mais jovens. Dois desses motivos se destacam: eles não fazem questão de buscar a coerência exigida pelos cargos que ocupam; e a ligação eleitor-governante é praticamente nula. Assim, não espanta o fato de mais de 1,5 milhão de eleitores brasileiros terem os títulos cancelados porque não votaram nem justificaram a ausência de 2006 para cá.

Os próprios parlamentares, como cidadãos, deveriam dar o exemplo ao cumprirem as regras mínimas de cidadania, insertos na sociedade que os elegeu, respeitando o povo e a tal democracia. Infelizmente, por manifesta incompetência (muitas vezes por pura má fé) realizam um trabalho que é incompreendido pela sociedade; em muitos casos vai contra as demandas dessa mesma sociedade que teoricamente representam.

Talvez se os senhores parlamentares, como cidadãos, começassem por abdicar das suas leis obscenas, dos casos de corrupção, e trabalharem verdadeiramente como todos os cidadãos, recusarem os obscenos subsídios que recebem, enfim, mostrarem ao povo que os elegeu que estão a trabalhar.

Em sua edição desta terça-feira, 2 de fevereiro/2010, o jornal Correio do Estado publicou os resultados de pesquisa elaborada pelo Ibrape na qual se demonstra que "apenas 12% dos campo-grandenses consideraram ótima ou boa a atuação da Câmara Municipal" da Capital de Mato Grosso do Sul.
É um índice obsceno, que demonstra a aversão que a população adquirir por seus representantes.

Paladino da moral e dos bons costumes, o presidente do legislativo campo-grandense, vereador Paulo Siufi (PMDB), está entre os parlamentares mais mal avaliados pela população. Siufi, que recentemente propôs projeto de lei (aprovado pelos seus pares e vetado pelo prefeito Nelsinho Trad) regulamentando o que ele chama de pornografia, é considerado um bom vereador por apenas 0,6% da população da cidade.

A pesquisa demonstra que Campo Grande precisa de representantes que estejam realmente preocupados com a população e que gostem da cidade verdadeiramente; representantes que dêem condições de governabilidade ao executivo de modo que a população seja beneficiada; e que façam jus aos altos salários que recebem. Será que eles não percebem que realizando um trabalho que parece inócuo todos não terão a sua reeleição garantida?

Dia desses numa reunião no plenário, uma senhora bem velhinha, ao comentar um vereador que pedia respeito, disse uma frase que é emblemática: "dêem-se ao respeito, que serão respeitados!" O essencial é a postura ética e honesta de quem se faz representante da população. Afinal, a boas qualidades do político e do eleitor estão intimamente ligadas. Os vereadores morenopolitanos demonstram que ao fim e ao cabo todo político corresponde aos que não confiam nele.

Nenhum comentário: