terça-feira, 5 de maio de 2009

Jeitinho brasileiro de patrocínio

A midia não se aprofundou no assunto, mas a ida de Ronaldo para o Corinthians não marcou apenas o retorno do craque aos campos brasileiros, depois de 14 anos defendendo equipes estrangeiras. O atacante mostrou também um modelo renovador de parceira, que deu a ele parte das receitas obtidas pelo clube com a venda de patrocínios obtidos após sua chegada. "O que fizemos com o Corinthians nunca foi feito no mundo", afirma Fabiano Farah, diretor-executivo do grupo R9, a empresa criada por Ronaldo para gerenciar sua imagem, seus contratos e seus investimentos.
É compreensível que Farah comemore o acordo, por ser um dos responsáveis, mas a avaliação é compartilhada por outras pessoas. "Essa solução híbrida foi muito criativa, e tipicamente brasileira", afirma Carlos Perrone, sócio-presidente da agência Peppercom. “O modelo poderá ser utilizado para que, no futuro, algum clube brasileiro possa repatriar craques como Kaká ou Ronaldinho Gaúcho”, diz o advogado Ivandro Sanchez, especialista em contratos de futebol do escritório Machado, Meyer, Sendacz & Opice.

Nenhum comentário: