sábado, 29 de outubro de 2016

O melhor exemplo vem de cima

[Por grande sorte nossa, o perigo não é emergente (embora exista) em nossa cidade e, graças à enorme capacidade de nossas autoridades judiciárias e de segurança, a nossa política corrupta e inepta avança cada vez mais e está num fantástico estágio de desenvolvimento.
Faz já dezenove anos, desde que o Coronel da Toscana, André Puccinelli, assumiu seu primeiro mandato como prefeito, e seus sucessores Nelsinho Trad e Alcides Bernal ––e de japa o pastor Gilmar Olarte, a Morenópolis vem sofrendo com as piores administrações. E a gente viu no debate entre candidatos a prefeito da cidade que uma emissora de tv promoveu na sexta-feira, 28 de outubro, que a política tresloucada promete mesmo crescer com a rapidez e o entusiasmo com que crescem as outras coisas boas em nossa terra, quais sejam, o contrabando de armas, o tráfico de drogas, o desvio de verbas, a gatunagem das vacinas, a rapina nas operações tapa-buracos, o excesso de açúcar nos coffee breaks, as rodas de tereré.
O importante é não esmorecer. Neste domingo, 30 de outubro/16, devemos todos ir aos postos de votação e escolher entre o deputado Marquinhos Trad e a vice-governadora Rose Moreno pra governar a Morenópolis (Santa Coincidência, Moreno tem a ver com Morenópolis). Devemos escolher um dos dois pra que os políticos continuem seu trabalho de afundar a cidade com uma ação fundamentada em ideais e objetivos nobres e elevados.
Assim, as atividades dos políticos ineptos e corruptos devem continuar recebendo da mídia o destaque que têm obtido até os dias de hoje. Devemos todos aplaudir a justiça, o ministério público, os policiais federais, militares e civis, na tentativa de barrar a política feita por bandoleiros. É esta luta que faz o crescimento de ambas as partes.
Como se sabe, o terreno é fértil, e a ação das autoridades eficaz. Entretanto, estamos muito longe ainda de uma política corrupta ativa, de fato, e numerosa, que possa fazer jus aos nossos foros de cidade civilizada e despontar entre as mais corruptas do planeta ou mesmo de Pindorama. A corrupção ainda precisa crescer muito, mas somos uma cidade jovem e temos um longo caminho a percorrer até atingir a indecência plena ––e se há muito o que criticar, há também muito que sugerir.
Hoje, quando você estiver diante da urna (que não por acaso é um recipiente pequeno e com tampa, pra depositar as cinzas dos mortos), você pode escolher entre dois números, 45 e 55. A soma entre os dois totaliza 100. A diferença dá 10. O que isso significa isso? Nada, claro. Mas quem gosta de brincar com os números pode achar seis boas sugestões pra apostar na mega-sena, ganhar uma bolada na loteria (que também não é das mais honestas) e se mandar pra uma cidade menos corrupta e ajuda-la a crescer.
Na política, as proibições estimulam, as delações premiadas ensinam, as propinas enriquecem, mas o mais importante fator educativo é o exemplo. E o exemplo que vem do alto é, evidentemente, o mais importante. Vamos eleger o pior prefeito, pois dele teremos o melhor exemplo de inépcia e corrupção pros políticos desta terra abençoada por Deus.

Luca Maribondo
Campo Grande |MS | Brasil

Nenhum comentário: