terça-feira, 6 de setembro de 2016

Cármen Lúcia Rocha assume STF

[ 
Cármen Lúcia Antunes Rocha, jurista e magistrada brasileira, presidente-eleita do Supremo Tribunal Federal (STF), assumirá a presidência da suprema corte brasileira na segunda-feira, 12 de setembro. Nascida em 19 de abril de 1954, ela é a segunda mulher a presidir o STF. Mineira de Montes Claros, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.

A ministra Cármen Lúcia fez nesta terça-feira, 6/set., sua despedida da atuação na Segunda Turma do STF antes de assumir a Presidência da Casa, a partir da semana que vem. No encerramento da sessão, colegas e representantes da advocacia e do Ministério Público ressaltaram suas qualidades como julgadora e desejaram sucesso nas suas novas atribuições como presidente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Decano do STF, o ministro Celso de Mello abriu a despedida, também em nome dos demais ministros, para expressar seus votos de sucesso à frente da gestão do STF e do CNJ. “São encargos muito desafiadores, os tempos são difíceis, mas sei que a ministra Cármen Lúcia, que tem o apoio e a confiança de todos os juízes da Corte Suprema do Brasil, desempenhará com o talento que lhe é próprio essas difíceis e complexas atribuições”, afirmou.

Presidente da Turma, o ministro Gilmar Mendes somou-se ao decano e compartilhou sua visão sobre a chegada da ministra à Presidência do Supremo. “É uma benção propiciar que chegue à Presidência do STF uma figura tão diferenciada e tão dotada de compromisso com a vida pública e com o espírito republicano como a ministra Cármen Lúcia”.

Em nome do Ministério Público, o subprocurador-geral da República Paulo Gonet Branco também saudou a chegada da ministra Cármen Lúcia à Presidência, e do ministro Dias Toffoli à Vice-Presidência do Supremo, ressaltando que suas “qualidades superiores de julgadores sensíveis e seguros dão causa à alegria de verificar que esta Corte é dirigida pelos melhores padrões éticos e jurídicos”. Em nome da advocacia, o advogado Marco André Dunley Gomes desejou boa sorte à ministra nas novas atribuições, afirmando que a classe acompanha seu trabalho diariamente. “Na Presidência da Casa continuará a atuar com o mesmo brilho”, disse.

“São tardes que adoro, vou sentir muita falta”, respondeu a ministra Cármen Lúcia, observando que ainda deve voltar para trazer algum processo remanescente. “Fui muitíssimo feliz nessas tardes de terça-feira, podendo exercer uma coisa de que eu gosto e tenho gosto de fazer, que é estar aqui participando desses julgamentos. Portanto sou grata a tudo que aprendo com Vossas Excelências, e tenho certeza, vou fazer o que for possível para honrar o cargo de presidente, e contarei com a ajuda de todos em especial, do ministro Dias Toffoli, na Vice-Presidência”, afirmou.




Nenhum comentário: