segunda-feira, 20 de agosto de 2012

_ Tudo pelo Poder

[[[
Nesta terça-feira, 21 de agosto, começa o mal denominado Horário Eleitoral Gratuito (HEG) no rádio e na televisão. Para quem se interessa por política e pelas eleições, é bom se preparar paras as baboseiras e sandices de sempre. Também sugiro assistir ao filme "Tudo pelo Podes (The Ides of March", que o também ator George Clooney dirigiu em 2011. Baseada em peça de Beau Willimon, a fita mostra muito bem os bastidores de uma campanha eleitoral e, ainda que nos EUA, país pouquinha coisa mais decente que o Brasil, merece ser vista por todos que se interessam pelo assunto. Passa-se em Des Moines, capital do Estado de Iowa, algumas semanas antes do partido democrata escolher seu candidato para  concorrer à presidência dos Estados Unidos da América. A trama é centrada no jovem diretor de comunicação Stephen Myers (Ryan Gosling) e as trapaças do jogo da política em que ele precisa se meter para conseguir a indicação para seu candidato, o então governador Mike Morris (o próprio Clooney). O filme é o quarto longa-metragem dirigido por George Clooney, que também escreveu o argumento em parceria com Grant Heslov a partir da peça "Farragut North" de Beau Willimon, inspirada nas primárias de 2004 do candidato democrata Howard Dean.

Uma curiosidade: o título original do filme, "The Ides of March" (os idos de março) refere-se a um fato da história, o assassinato de Júlio Cesar. Os idos de um mês era um termo usado no calendário romano. Os dias 15 de março, maio, julho e outubro e 13 de qualquer outro mês eram chamados de idos. Os Idos de março eram, por isso, o 15 de março. Júlio César foi assassinado a 15 de março de 44 a.C., portanto há 2056 anos. Segundo Plutarco, uns dias antes do assassinato um vidente teria avisado César: “Cuidado com os idos de Março”. A 15 de março, quando César ia a caminho do Senado, viu o mesmo vidente e terá dito “Bem... os idos de Março chegaram...” ironizando o videntes para o fato de que, afinal, nada acontecera. O vidente retorquiu: “chegaram mas ainda não passaram”. Minutos depois desta breve conversa César era assassinado pelos conspiradores (inclusive um parente do ditador, Brutus) com 23 golpes de punhal. É, portanto, uma história de traição.

O HEG para divulgação das candidaturas de vereadores e prefeitos começa nesta terça-feira, 21 de agosto. As inserções terão duração de 30 minutos, tanto no rádio quanto na televisão, e irão ao ar de segunda a sábado. A divulgação dos candidatos a vereador irá ao ar todas as terças, quintas e sábados; a dos candidato a prefeito nas segundas, quartas e sextas-feiras. No rádio, os programas passarão das 7 às 7:30 horas e das 12 às 12:30 e, na tv, das 13h às 13:30 e das 20:30 às 21 horas.

Luca Maribondo

Um comentário:

Normann disse...

Boa, Luca. Realmente é interessante alertar - ou pelo menos tentar - para as artimanhas eleitorais de sempre.

Além dos filmes mencionados, que tal incluir Wag the dog (Mera coincidência)?

O elenco já é espetacular (Dustin Hoffman, Roberto de Niro...) e mostra de forma crua e divertida do que é capaz o bicho homem para manter o poder durante as eleições.