segunda-feira, 7 de março de 2011

É de enlouquecer

¬¬¬
Pra quem está incomodado com a chuva que dura mais de uma semana, aconselho a leitura de "A Grande Chuva, conto de Ray Bradbury, inserto no livro "Uma Sombra Passou por Aqui". A história se passa em Vênus, planeta muito diferente da Terra, contendo apenas um continente (dominado pelos telurianos), coberto por uma vegetação densa, amazônica, onde chove o tempo todo.

Chuva demais
"A Grande Chuva" regressa à qualidade suprema. Um grupo de náufragos espaciais procura em Vênus as "abóbadas solares", locais de colonização humana no planeta, desesperadamente necessárias à sua sobrevivência.

Mas não encontramos aqui o Vênus real: encontramos o Vênus que se especulava antes das missões espaciais, um mundo em dilúvio permanente, coberto por uma selva luxuriante e de vida explosiva. É neste ambiente que os homens se vão, pouco a pouco, deixando submergir, vão desistindo, se vão perdendo. Sublime, mesmo que ultrapassado pelos acontecimentos e conhecimentos posteriores (o conto é de 1950). Mas, afinal,  é pura ficçãoou não?!

A umidade, a falta de comida e de senso de direção e, principalmente, a chuva constante, fina, gelada, vai enlouquecendo os três astronautas terráqueos, que estão perdidos na floresta a procura de uma das três bases existentes no planeta. Nesse conto a narrativa é fantástica, as metáforas para descrever o efeito da chuva caindo sobre os corpos, a angústia de se sentir completamente molhado por dias, andando as cegas dentro de uma floresta que lembra muito a amazônica, é de enlouquecer.

Luca Maribondo


Nenhum comentário: