quarta-feira, 28 de abril de 2010

[Comida de onça]

>>>
Cateto é um mamífero artiodátilo (ordem que inclui os porcos) da família dos taiaçuídeos (Tayassu tajacu), diurno e florestal, encontrado desde o norte da Argentina até o sul dos EUA. O bicho tem uns 90 centímetros de comprimento por 40 de altura e pelagem cinza-escura com uma faixa branca no pescoço, em forma de colar. Semelhante aos porcos domésticos e javalis, o cateto é um bicho tímido e quieto. Porém, fica agressivo quando é incomodado. Vive em bandos de até vinte indivíduos e é também conhecido por catete, pecari, porco-do-mato, tateto.


Mesmo com essas características claramente irracionais, o cateto acaba de entrar para o vocabulário político desta Guaicurúndia, graças aos dotes veterinários do doutor André Puccinelli, governador de Mato Grosso do Sul, e que também é médico de gente —aliás não se tinha conhecimento dessa sua faceta veterinária. Puccinelli resolveu dar um puxão de orelha no seu pupilo político Nelsinho Trad, também médico, e prefeito de Campo Grande e proferiu a frase retumbante, segundo o jornal Correio do Estado: “cateto fora do bando é comida de onça”.


Dona Nana Krawitz, astuta celestina sul-mato-grossense, além de mordaz e perspicaz analista política destas plagas, lucubra que o governador guaicuru quis dizer que ou o prefeito morenopolitano toma sua linha ou brevemente será deglutido por um desses felinos ferozes, que se alimentam basicamente de animais silvestres, mas não vai deixar de lado as carnes tenras do jovem prefeito da capital, inexperiente mas admirado.


Explica-se: para o governador, problema com o doutor Trad é que este decidiu apoiar a candidata do PT à presidência da República, Sra. Dilma Bengell Roussef, mesmo que o PMDB, seu partido e do governador Puccinelli, siga outras trilhas. O governador parece considerar seu pupilo um traidor e, se puder, vai servi-lo às onças com pompa e circunstância, talheres de prata e porcelana chinesa se ele esticar muito as rédeas.


Nelsinho Cateto Trad que se cuide, pois vai acabando virando mesmo comida de onça se não receber as bênçãos do godfather Puccineli, que tem uma espetaculosa predileção pelo derriére das pessoas: no mesmo momento em que dá tapinhas nas costas do cidadão, pode chutar-lhes o traseiro. Não se cuidando, o doutor Trad vai ser servido ao molho madeira a alguma pintada esfaimada.

Nenhum comentário: