quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

...[Merda de vida]

>>>
Está no Dicionário Houaiss: merda é um tabuísmo e significa matéria fecal, excremento, fezes, cocô; por extensão de sentido é também acúmulo de lixo, de sujeira, imundícia, porcaria, sujidade. A locução "estar na merda" significa estar sem ou com muito pouco dinheiro, arruinado, falido.

Estar na merda foi a expressão usada pelo presidente Lula da Silva que, luta, segundo ele próprio, pra "tirar o povo da merda". Lula da Silva demonstra muita sensibilidade popular, imenso senso de comunicação com o coração e a alma da gente merdalha. Só ele, entre todos os políticos brasileiros, é capaz de expressar de forma tão profunda onde realmente chafurda o povo miserável do país.

Todo mundo criticou o impropério presidencial, mas ninguém fez uma pergunta crucial: por que o povo está na merda? Quem governa este país há já 2.542 dias (mais de sete anos) no momento em que escrevo? É vidente que a culpa do povo estar na merda não é só do nosso Grande Líder, porém sete anos é tempo mais que suficiente pra ter tirado muita gente do xaboco fecal.

Não tem problema ele ter dito merda em público. Por acaso no contexto em que ele disse, está errado? Quem mora nas palafitas em extrema pobreza no Maranhão da Família Sarney (não por caso, aliada de Lula da Silva na condução do país), está onde, senão na merda? Você e eu por acaso não dizemos que estamos na merda, por coisas banais, como por exemplo, estar no vermelho no banco ou estar devendo o cartão de crédito? Já cansei de ouvir amigos dizerem isso. "Meu, to na merda", te parece familiar?

E tem gente que pensa que o companheiro Lula da Silva está coberto de razão. O povo está mesmo na merda. Há quase 510 anos, incluindo os últimos oito de administração de sua excelência. Ainda bem que ele reconhece. Mas o Nosso Guia (ave Elio Gaspari) quer tirar o povo da merda. Tomara que consiga. Entretanto, o aforismo desaconselha a mexer em merda: quanto mais se mexe mais ela fede. Mas tem muita gente que ficou escandalizada com a merda dita por Lula da Silva.

E se ele tivesse dito bosta? O alvoroço seria igual? Melhor do que falar fezes, não acha? Fez, como a merda e como a bosta, tem odor insuportável, é pura sujeira e lembra prescrição de exame médico. Aliás, tem médico petista que ao invés de solicitar exame de fezes já pensa em colocar no pedido exame de merda. Há o risco dele (o médico) incorrer numa expressão de duplo sentido. No popular, exame de merda soa como uma porcaria de exame, exame vagabundo, sem validade, vulgar e imprestável.

Por isso é bom que se explique o exato sentido da merda proferida por Lula da Silva. Não é preciso recorrer ao Houaiss ou a outro dicionário para compreender o desabafo presidencial. Está na cara —não a merda—, mas o desabafo. O nosso brilhante ex-operário quis dizer que o povo está numa situação difícil e que é necessário que medidas sejam tomadas para a superação do obstáculo. Sejamos justos: Lula da Silva, apesar dos dois mandatos, tem buscado amenizar a merda em que patuléia está atolada.

Mas como sair dela? Bastaria eliminar (ou ao menos reduzir) a corrupção. Esta, sim, é uma grande merda! E leva o povo pra dita. Lembra da merdança do mensalão petista, agora copiada pela turma do Arruda em Brasília? A intenção deles, óbvio, era assegurar que a merda não saísse da latrina. Mas ocorreu o inusitado: tanto os petistas como Arruda e seu bando defecaram fora do penico. Taí uma ideia iluminada cujos direitos posso tranquilamente transferir para o marido da dona Marisa quando ele voltar a se inspirar (ou eu?) em questões tão escatológicas.

E, como povo, também me sinto na merda. E boiando, quando acaba. E não há nada pior do que boiar feito merda. Não quero tomar intimidade com o presidente da República, mas tem hora que dá vontade até mesmo de mandar todo mundo à merda. Vamos fazer um protesto: abaixo a merda. A merda e o cocô. E quem quiser que se invoque. Mas é bom que o presidente não se esqueça de que pobre é como Ascaris lumbricoides, quando escapa da massa fecal, morre. É mesmo uma merda de vida.

Nenhum comentário: