quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Negócio sujo e perigoso

>>>
Hipocrisia e desinformação certamente são palavras mais que adequadas para definir fatos e mais fatos da história de um negócio sujo e perigoso: no Brasil o comércio de agrotóxicos rende algo em torno de três bilhões de dólares anuais aos fabricantes de herbicidas, pesticidas, inseticidas e outros cidas (que mata, que fere) menos votados. Dizem que o Brasil é o quinto maior consumidor do mundo.

Mas quanto o País consome de agrotóxicos? Quantas pessoas são contaminadas no campo e na cidade todos os anos? Quantas pessoas ficam doentes ou morrem devido ao manuseio ou ingestão desses venenos? Qual é a quantidade de pesticidas presentes nos alimentos que chegam à mesa do cidadão todos os dias? Ninguém responde a estas perguntas – nem governo, nem fabricantes, nem políticos, nem ongs. Há cerca de 50 anos – quando começou o que passou a chamar-se revolução verde – que se usam produtos químicos na agropecuária e as autoridades desconhecem a realidade brasileira.

No campo, os agricultores são constantemente contaminados devido ao manuseio e ingestão, adquirem problemas de saúde os mais diversos por causa dos pesticidas: dores de cabeça constantes, diarréia, doenças neurológicas, enjôos, fraqueza, morrendo com freqüência assustadora. Mas não se associam esses problemas de contaminação aos agrotóxicos. Na cidade, as pessoas nada sabem sobre a qualidade dos alimentos que estão consumindo. Por isso, a cada seis meses, há um assombro no País quando a mídia toca no assunto.

No Brasil e em vários países do mundo os organoclorados são proibidos. Mas aqui são usados até por horticultores. No campo, é obrigatório o uso dos equipamentos de proteção individual (epis) – fabricantes de agrotóxicos, Governo, extensão rural e estabelecimentos de ensino, todos são unânimes em recomendar o seu uso, mas ninguém o faz. Mas cada vez que a mídia toca no assunto o Governo faz ouvidos moucos e prefere jogar a culpa no trabalhador rural. Na opinião de quem está nos gabinetes e dos fabricantes, o agricultor é um suicida, porque nada faz para se proteger dos venenos.

Existem leis as mais variadas para proteger o trabalhador rural. É o caso do receituário agronômico (a receita emitida pelo agrônomo), que é exigido na compra agrotóxicos, como acontece com as receitas médicas. Só que ninguém dá bola para o papelucho – qualquer um compra veneno agrícola no armazém da esquina. A falta de controle no comércio e a bagunça no uso de agrotóxicos, é ótima para os fabricantes: sem informações e dados concretos e confiáveis, o cidadão não tem como questionar.

Enquanto isso, continuamos sendo envenenados todas os dias, quando degustamos a nossa saladinha diária, a feijoada de todos os sábados, o cheese-salada das horas de pressa, a caipirinha do happyr hour, provando mais uma vez que não é que o crime não compense – quando compensa, muda de nome. Um deles é produção de agrotóxicos.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, blogueiros!!! A Sato Comunicação está trabalhando com um evento bem atual, inovador e bacana em Mato Grosso do Sul: o MaxiMídia Sat MS. Conhecem? Pra vocês que de uma forma ou outra estão envolvidos com comunicação como nós, vale muito a pena acompanhar. Não deixe de participar!
Será agora em outubro, para mais informações, se tiver twitter, me siga: satowitter ou acesse http://www.maximidiams.com.br ; http://www.satocomunicacao.com.br. Há uma promoção de ingressos para os twitteiros e para os blogueiros. Já estão sabendo? Nos envie um e-mail contato@satocomunicacao.com.br
Nos ajude na divulgação, temos matérias postadas em nosso site, se puderem colaborar publicando...e fiquem a vontade para acessar!

Marcos Benitez disse...

Opaaaa...Tá sabendo do Codex Alimentarius que entra em vigor no fim do ano?

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/comites/ccab.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Alimentarius