terça-feira, 25 de agosto de 2009

_Faça-se a luz!

>>>
Finalmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 25/ago., as regras para a transmissão de Internet banda larga por meio da rede de energia elétrica, através da técnica conhecida como Power Line Communications (PCL), ou Comunicação pela Linha de Força.

Através do PLC, as linhas de transmissão de energia elétrica de baixa tensão também servirão para transmitir o sinal das redes de televisão por assinatura aos consumidores. O regulamento prevê que a PLC não poderá prejudicar a qualidade da prestação do serviço de energia elétrica.

"Assim, um ponto de energia pode ser uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para o provedor de Internet ou tv por assinatura", explicou a Aneel em nota. Assim que implementado, o sistema permitirá que as residências brasileiras que possuam rede de energia elétrica possam ter acesso à Internet ou tv por assinatura. Para a Aneel, o novo serviço contribuirá para a inclusão digital, "pois a penetração do serviço de energia elétrica é maior que o de telecomunicação".

Segundo a Aneel, o consumidor será beneficiado também porque usar as redes já existentes é uma maneira de economizar com a implantação de novas infra-estruturas. A nova legislação estabelece que as operadoras não podem oferecer diretamente a Internet banda larga aos consumidores. Elas poderão, porém, criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço.

Para as distribuidoras, a tecnologia servirá para melhorar suas próprias atividades, utilizando a Internet, por exemplo,
para fazer medição eletrônica consumo de energia elétrica de seus consumidores, corte e religamento à distância e controle de perdas. e os usuários também poderá controlar, via computador doméstico, a qualidade da prestação de serviços das distribuidoras, tais como falta de energia, oscilação de potência e tensão, leitura dos medidores etc. A mudança será muito grande.

A Enersul informou que ainda não tem planos para a implantação imediata da PLC em Mato Grosso do Sul, o que não impede que provedores de Internet e operadoras de tv a cabo utilizem a rede da empresa de energia elétrica que opera no Estado.

Nenhum comentário: