quarta-feira, 19 de agosto de 2009

_De graça nem pensar

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Declínio dos lucros da publicidade online está forçando jornais grandes a repensarem sua estratégia digital. O presidente da News Corp, o australiano Rupert Murdoch, recentemente disse que em 2010 internautas que visitam os sites dos jornais da sua empresa terão de começar a pagar para acessar o conteúdo.

Murdoch não é o único executivo de mídia querendo um novo modelo de negócios para a indústria. Em julho, o editor do Financial Times, Lionel Barber, também previu que "quase todas" as organizações de notícias passarão a cobrar pelo conteúdo online dentro de um ano. O New York Times está em uma posição semelhante. A companhia perdeu um terço da sua renda este ano e está considerando criar algum tipo de sistema de pagamento online, reportou a Associated Press.

Contudo, parece que alguma incerteza existe sobre como o novo modelo irá funcionar. Barber observou em uma reunião na Academia Britânica: "como estes modelos de pagamento funcionam e quanto dinheiro podem gerar ainda não se sabe". A mídia brasileira não se manifesta a respeito, mas a tendência é que siga os estrangeiros.

A era de notícias online gratuitas está chegando ao fim? Como esta nova estratégia irá funcionar? As organizações de notícias irão cobrar seus leitores pelo acesso ao conteúdo ou requerer assinaturas para o conteúdo especial? Você pagaria para ler notícias online? Em quais sites?

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