quarta-feira, 22 de julho de 2009

_Pirata?!

>>>
Volta e meia os filmes em dvd vêm com comerciais da União Brasileira de Vídeo (UBV) estimulando os usuários a apenas locarem os disquinhos originais em detrimento dos chamados “pirateados”, isto é, copiados dos originais e vendidos e/ou locados como se fossem estes. Basicamente os comerciais, de 30 segundos, dizem que “dvd pirata é crime... filme em dvd só original”. Nos dvds que loquei já assisti quatro comerciais diferentes: “Jantar em Família”, “Nota que Gira”, “Patrocinados pelo Crime” e “Troco em Balas”.

Seria muito saudável a campanha da UBV, não fossem alguns detalhes. Primeiro, falta criatividade aos vídeos, são mal escritos, mal interpretados, mal produzidos, mal dirigidos, mal ajambrados e mal tudo. Além disso, os programadores dos dvds colocam pequenos programas que travam os controles remotos dos leitores dos discos, o que obriga os usuários a assistiram os horríveis comerciais na íntegra.

E, pior, os comerciais são inoportunos, até porque só podem ser insertos em dvds legais. E, claro, quem loca dvd legal não precisa dessa campanha da UBV. A entidade mesma diz que existe para “colaborar com a elaboração de políticas relativas ao setor audiovisual e dedicar esforços para cumprimento da legislação relativa à produção e comercialização das obras de suas associadas, em todos os seus aspectos, inclusive combatendo todas as formas de pirataria”. Mas dirige suas campanhas anti-pirataria ao público errado. Não consigo evitar de insultar mentalmente o senhor Wilson Braga (da Sony), presidente da UBV, toda vez que vejo um dos seus filminhos babaquaras.

Nenhum comentário: