quarta-feira, 10 de junho de 2009

>>Mais do mesmo

::
José Genoino, deputado petista envolvido até o pescoço no caso do mensalão, será o relator da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê o terceiro mandato presidencial. Próximo de Lula, o parlamentar foi escolhido pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), nesta quarta-feira (10/6/2009). Como relator, Genoino tem a liberdade de se posicionar contra ou a favor da matéria.

Em entrevista ao UOL Notícias no dia 25 de maio passado, o congressista rechaçou a proposta. "A Dilma (Roussef) é a alternativa. A Dilma é, no meu modo de entender, a nossa candidata", afirmou Genoino, ao ser questionado se o PT teria uma alternativa à candidatura da ministra. "Portanto, nós não temos que discutir terceiro mandato, coisa nenhuma. Nós temos é que viabilizar e construir a alternativa Dilma."

O projeto precisaria ser aprovado em dois turnos e pelos plenários da Câmara e do Senado até setembro próximo para ter validade nas eleições de 2010. A proposta não tem o apoio aberto de nenhum líder dos grandes partidos na Câmara ou do presidente Lula — que já disse, diversas vezes, ser contrário ao projeto—, mas nunca se sabe, né? Como alguém já disse, política é como nuvem: você olha pro ce e está de um jeito, você olha pouco depois, e está de outro.

Jackson Barreto do PMDB de Sergipe reapresentou a proposta do terceiro mandato na noite de quinta-feira, 4/6. Barreto conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar o pedido na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ele precisava de 171 e conseguiu o aval de 182 colegas. No dia 28 de maio, ele tinha o número de assinaturas para a tramitação da proposta. Porém, deputados oposicionistas retiraram suas assinaturas após ameaças de expulsão dos seus partidos.

Nenhum comentário: