sexta-feira, 19 de junho de 2009

_Esperança deve ser a primeira

Com decisivo apoio da turma do primeiro semestre de Comunicação da Faculdade Estácio de Sá, será lançado no próximo sábado (20/6), às 16 horas, no auditório da instituição, um sítio de apoio e divulgação da ong Equipe da Esperança, que desenvolve um trabalho de apoio aos pacientes da Santa Casa e seus familiares. O objetivo da criação do site é arrecadar doações de material para isso dos pacientes, tais como fraldas descartáveis (adulto e infantil), cestas básicas, roupas, cobertores e kits de higiene.

A organização tem como presidente a capelã Mercedes Tavares que, juntamente com mais 80 voluntários de todos os segmentos profissionais, entre homens e mulheres, trabalha uma vez por semana para atender pacientes internados no hospital.

A Equipe da Esperança é uma oscip (organização social civil pública) fundada em 1993, que tem a missão de promover a ação voluntária no cuidado ao paciente internado e seus familiares, contribuindo com o processo de humanização hospitalar. O trabalho dos voluntários se divide em diversas atividades: grupos de música, palhaços, contadores de histórias, fantoches, costureiras, artesanato; enfim, pessoas que fazem tudo para os pacientes se sintam bem na medida do possível.

A Equipe da Esperança atende pessoas de Mato Grosso do Sul e da região Norte, como Rondônia e Acre, além de países como Paraguai e Bolívia. "Todas essas pessoas vêm para o hospital com vários tipos de problemas ou doenças; além disso, cuidamos das mães que dão a luz a bebês prematuros ou com problemas de saúde. Elas recebem todo carinho e atenção desses voluntários, sem discriminação de raça, cor, nacionalidade ou religião", diz Tavares.

Todo material de divulgação do site —vídeo, revista e cartazes—, foi elaborado pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá. "Além de estimular a criatividade dos alunos, estamos contribuindo com o social", afirma o professor de Comunicação e Tecnologia da instituição, Lucas Reino. Tem um provérbio que diz que a "esperança é última que morre"; eu ouso afirmar que a esperança deve ser a primeira a viver... no coração das pessoas.


Serviço: Informações pelo site www.equipedaesperanca.com.br, pelo telefone 3322-4134 das 13 às 16:30 horas ou 8415-2950. Contato: Mercedes Tavares.

Nenhum comentário: