terça-feira, 28 de setembro de 2004

Multando as autoridades...

Estudo elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID – comprova que o Brasil perde anualmente cerca de R$ 10 bilhões por causa dos cerca de 250 mil a 300 mil acidentes registrados a cada 12 meses no país, com problemas derivados da sinalização precária, com a falta defiscalização, com erros de projetos de estradas e vias públicas urbanas, dos engarrafamentosnas grandes cidades e com os conseqüentes gastos relativos ao consumo excessivode combustíveis etc. etc.

Os acidentes, que provocam cerca de 24 mil mortes anuais somente nos locais dos desastres, acarretam perdas significativas e gastos elevados com tratamento médico, e também com a Previdência Social, em razão da licença, vencimentos e das aposentadorias precoces causadas por incapacidade física total ou parcial. Mas o que são dez bilhões de reais por ano? Uma ninharia, é ou não é? Por que nossas autoridades se preocupariam com esse dinheirinho que é mais ou menos o orçamento de cinco anos de Mato Grosso do Sul? É mais fácil ferrar o cidadão-motorista, como fazem as autoridades de todos os níveis, com a colaboração da mídia.

Entretanto, os grandes problemas – exatamente aqueles da competência do Poder Público – do trânsito continuam sem solução. As vias públicascontinuam mal projetadas, com manutenção precária, mal sinalizadas e mal fiscalizadas; as autoridades continuam não observando as leis, mas exigindo que o cidadão as cumpra rigorosamente – e multando pesadamente quando isso não acontece! Mas nós, cidadãos, não temos como multar as autoridades.

Aliás, seria ótimo se isso fosse possível, é ou não é? Se toda vez que um servidor público pisasse no tomate, a gente pudesse tascar-lhe uma pesadíssimamulta, seria uma delícia. Pois, mais cedo ou mais tarde, todo político acaba correspondendo àqueles que não confiam nele. E assim o poder público seria muito mais confiável.

Nenhum comentário: