quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Podre sobre podre

¬¬¬ 
Sou lexicomaniaco —o termo não está nos dicionários, pelo menos nos mais conhecidos Aurélio e Houaiss; também não achei no Google—, isto é, sou viciado dicionários. Tenho três léxicos eletrônicos no ordinateur em que escrevo estas mal traçadas, além de dezenas de dicionários impressos em papel em minha modesta biblioteca.

Muitas vezes, nas poucas horas em que nada tenho pra fazer, fico fuçando os pais-dos-burros procurando palavras que conheço e, principalmente, aquelas que desconheço.

Eis que estava eu dia desses vasculhando o Dicionário Houaiss e, sabe-se por que obras do destino, me salta diante dos olhos o vocábulo sarneiassim mesmo, com "i" no final. Até tudo bem; o importante é a acepção do verbete: sarnei –, substantivo, mesmo que barata-do-arroz (Tibraca limbativentris), inseto hemíptero (Tibraca limbativentris), da família dos pentatomídeos, que ataca plantações de arroz, trigo, soja e tomate de todo o Brasil; cangapara, frade, percevejo-castanho, percevejo-da-haste, percevejo-grande-do-arroz, sarnei.

A professora Cinei Teresinha Riffel (Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias, Faculdade de Agronomia, Curso de Mestrado em Produção Vegetal) no estudo denominado "Levantamento e Aspectos Biológicos de Espécies Parasitóides de Posturas do Percevejo-do-Colmo-do-Arroz no Estado de Santa Catarina" consagra inclusive a grafia sarney para o inseto no seguinte trecho: "O percevejo-do-colmo, Tibraca limbativentris Stal, 1860, (Hemiptera: Pentatomidae) também conhecido como percevejo-marrom, fede-fede, sarney, percevejo-das-hastes ou percevejo-grande-do-arroz é um dos insetos mais prejudiciais à cultura do arroz no Brasil, principalmente em cultivos irrigados (Rosseto et al. 1972, Ferreira & Martins 1984, Ferreira et. al. 1986)".

Taí. Sempre achei mesmo que o célebre político e membro da Academia Brasileira de Letras, Sarney, tivesse parte com os insetos (sugiro que você, leitor, procure os significados de inseto em algum dicionário.  Sarney, o célebre, é um desses políticos que, por onde passa, não deixa pedra sobre pedra, mas sempre deixa um legado de podre sobre podre.

Luca Maribondo

Nenhum comentário: