terça-feira, 5 de janeiro de 2010

>>>Resposta ao Jamil da Silva

>>>
Novamente recebo algo que você escreveu a respeito do ano 2010 ser o último ano da primeira década do século: "Apelo para o senso comun e acho um nonsense afirmar que o ano de 2010 não pertença aos anos-dez, ou década de dez. Acho isso legítmo por entender que esta cultura foi uma elucubração do senso comum. Não seguiu doutrinas ou conceitos de um possivel sistema cronológico, como os apresentados nos argumentos acima. Estaríamos assim, modificando o estilo do "autor". Pode até ser bem visto pelos padrões da critica científica, mas denoda carência espiritual" (sic).

Mantenho seu texto sem mudanças, apenas pra demonstrar que você ainda precisa apurar seu modo de escrever, para não cometer tantos erros. Quanto aos seus argumentos, não sei a que senso comum (conjunto de opiniões, idéias e concepções que, prevalecendo em um determinado contexto social, se impõem como naturais e necessárias, não evocando geralmente reflexões ou questionamentos) você se refere. Eu, por meu lado, estou apenas me apegando à aritmética mais simples e primordial: uma simples contagem. Já tentei lhe dizer que basta você contar seus dedos pra comprovar que o dez é o último de uma sequência de dez. Simples assim.

Mais: anos dez e década de dez não são a mesma coisa. Anos dez vão de 10 a 19. Década de 10 vai de 11 a 20. Num texto anterior, você observou que "na virada do saudoso século XX, eu tive certa dificuldade em entender esses mistérios. Como poderia o século terminar no ano de 2000, já que no sistema numérico decimal mudamos de ordem a cada dez unidades, ou seja, contamos tudo de zero a nove, mas não temos um símbolo para dez, como tinham os romanos, em seu sistema numérico. Por quê, hein?" Não há mistérios, homem. Há apenas, volto a repetir, a básica aritmética: não sei de onde você tirou a idéia de que "contamos tudo de zero a nove". Ninguém conta nada de zero a nove, mas de um em diante. Repito (talvez com a repetição seu cérebro possa ser colocado em movimento): conte seus dedos.

Você argumenta que "por que dez unidades de uma ordem, representam-se por uma unidade de ordem imediatamente superior e zero unidades da ordem considerada como referência.Representamos dez, contando zero unidades de tal ordem e uma unidade de ordem imediatamente superior (tal-mais-um). Assim: zero,um,dois,três, ...,..., nove, (um e zero),(um e dois), (um e três).Dez não entra na contagem; porquanto não temos simbolo para ele no sistema, pois com ele não se "conta".Melhor dizendo, a partir dele se conta, um e zero; um na seguna ordem e zero na primeira ordem." É ridículo. Gostaria de ver você fazendo somas: os resultados dos seus cálculos seriam muito insólitos.

"Não temos esse costume, e se o utizassemos corretamnte, uma classe deveria ter dez e não apenas três ou quatro ordens.E se continuassemos ainda, teriamos que, dez classes formariam a categoria colegio, por exemplo etc...Como se diz: Toda complexidade é decorrente da necessidade de criarmos categorias para preservarmos a coerência do sistema." Esse argumento é tão absurdo quando tentar provar a quadratura da roda; não merece comentários.

Mais argumentos seus: "você entende contagem no sentido natural, ou como uma enumeração. Mas se ano de nascmento de Cristo fosse o Ano zero, ou marco zero, seria de fácil entendimento o cálculo da primeira década: de zero, inclusive, a nove, inclusive, temos 9+1 = 10 anos contabilizados." Absurdo e irrelevante, até porque o filho de Javé não nasceu no ano zero; nem houve um ano zero.

"Engraçado, Dr. Maribondo, é que usamos exatamente esta convenção na contagem de idades. Ninguém se apercebe do fato de que seu primeiro ano de idade foi o ano zero." Você já notou que primeiro é o ordinal de 1? Logo seu argumento é incoerente: pela sua lógica, zero = primeiro, 1 = 2º, 2 = 3º, e assim por diante. Percebe como sua contagem é burra? "Se os judeus da época de Jesus assim também contabilizavam suas idades, Maria só passou a afirmar que Jesus tinha um ano a partir do segundo ano da era cristã." Ri muito quando li este disparate.

Mais uma vez: conte seus dedos.

Um comentário:

Sandro Ataliba disse...

Este assunto está rolando desde o dia primeiro. Até me inspirou a escrever sobre. Se interessar, dê uma lida:

http://esquizofreneticoblues.blogspot.com/2010/01/anos-decadas-seculos-e-milenios.html

Abraço,

Sandro Ataliba