sexta-feira, 7 de agosto de 2009

_Sob o sovaco

>>>
Nossos jornalistas estão ensandecidos mesmo. Li nesta sexta-feira, 7/ago, esta nota num jornal eletrônico de Campo Grande: “Martelo de atletismo mata homem em ginásio de Guarulhos – Um senhor de 49 anos, identificado como Carmito Pereira da Silva, morreu, por volta das 17 horas desta quinta-feira, 6, ao ser atingido por um martelo —bola de ferro usada por atletas em provas de arremesso— no ginásio municipal da Ponte Grande, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A vítima, natural de Pindaí (BA), praticava esportes no momento em que foi atingida pela bola de ferro, de cerca de 5 quilos. Ele foi encaminhada pelos bombeiros ao hospital Padre Bento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso foi registrado no 2º Distrito Policia da cidade. A polícia ainda não sabe se o martelo foi arremessado por alguém ou se caiu de algum local próximo de onde estava a vítima”. O desatino começa pelo título: “Martelo de atletismo mata homem em ginásio de Guarulhos”; alguém consegue imaginar um martelo ensandecido tomando a iniciativa de mandar alguém desta pra melhor? Depois, o metido decidiu explicar pra nós, ignorantes leitores, o que é um martelo (“bola de ferro usada por atletas em provas de arremesso”) —e aí comete duas asneiras; primeira asneira: é arrogante ao dar a explicação; segunda asneira: martelo não é uma bola de ferro (o metal aqui não importa), mas bola de metal com pouco mais de sete quilos, munida de um fio de aço ou cabo de madeira por meio do qual é empunhada e atirada a distância em competições de atletismo. A bola de metal sem acessórios é usada no arremesso de peso, outra modalidade atlética. Tem mais: ao reduzir o peso do dispositivo, sonega ao leitor uma informação fundamental e demonstra ignorância sobre o objeto da notícia. Também não diz onde a pessoa estava pra que o martelo pudesse simplesmente cair em seu cocuruto; como as modalidades atléticas de arremesso em geral são praticadas ao ar livre, fiquei sem poder tirar minhas próprias conclusões —a não ser que estivesse voando (por conta própria ou arremessado por alguém), o martelo não teria como cair na sinagoga do cidadão. E, no caso, o que interessa saber se o moço era de Pindaí ou do Cacha Pregos? Será que gente que escreve assim tem mesmo o direito de andar por aí com um diploma de jornalista sob as axilas?

2 comentários:

Anônimo disse...

bom, concordo em termos pelo fato desses jornalistas darem tao poucas informacoes a respeito do caso fatidico. Realmente suas informacoes sao muito mais esclarecedoras e bem explicitas ao esporte, mas pelo q sei o lançamento do martelo nao eh praticado ao ar livre, ele tem seu proprio setor com gaiola de segurança e angulo para o lançamento. Pelo q soubemos foi q o homem estava fazendo sua corrida diaria mas de costas para o setor de lançamento, o triste foi a infeliz probabilidade q justamente nesta quinta feira aconteceu, o homem a mais de 40 m de distancia, correndo, de costas, sozinho, etc, aquilo que seria 1 em um bilhao aconteceu. segundo testemunhas do local o peso era mesmo de 5 kg, nao era o martelo oficial.
obrigado
thomas T.

Anônimo disse...

Se a area de arremesso estivesse devidamente sinalizada e a Tela de Proteçao corretamente instalada na Gaiola, e com o minimo de manutenção, essa imprudência não teria acontecido. Essa irresponsabilidade é da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Guarulhos.
Não adianta culpar a burocracia, mais uma vez é falta de competência dos nossos politicos, que ficam discutindo o Sexo dos Anjos e não trabalham em projetos que são atribuições do cargo politico que foram eleitos.
Morre Carmito, chefe de familia e trabalhador, adeus.
Ainda bem que os politicos não são eternos.