domingo, 7 de junho de 2009

O Espírito Que Anda

::
Na época em que a Opera Graphica anunciou, no fim de 2008, que iria encerrar suas atividades, informou que publicaria ainda duas obras ligadas a quadrinhos. Uma, o livro do Príncipe Valente, foi lançada em dezembro daquele ano, a outra começou a ser vendida no sábado passado, 6 de junho. É um álbum de luxo, que relata a trajetória do Fantasma. A publicação de "Fantasma – A Biografia Oficial do Primeiro Herói Fantasiado dos Quadrinhos" vem sendo adiada desde 2006, quando o herói completou 70 anos de criação. Para quem é fã do personagem, essa espera valeu a pena. A obra esmiúça a evolução do herói, dentro e fora do universo dos quadrinhos.


O livro, de capa dura e formato grande, foi escrito por Marco Aurélio Lucchetti, autor de outras obras sobre quadrinhos e fã do herói criado por Lee Falk e Ray Moore. Organizado por Franco de Rosa, um dos diretores da Opera Graphica, o livro foi dividida em 17 capítulos. Começa com a sua criação, no começo de 1936, nos Estados Unidos. Depois, explora as principais histórias, os coadjuvantes, a relação e o casamento com Diana, biografias dos autores, migração para outras mídias, citações em outros quadrinhos. A trajetória do personagem no Brasil também é explorada. Há entrevistas com Gutemberg Monteiro e Walmir Amaral, que produziram capas da revista do herói para a Rio Gráfica Editora (RGE), hoje Editora Globo.


A duradoura presença do Fantasma no Brasil é um dos pontos que mais chama a atenção do livro. Há uma detalhada cronologia da publicação do personagem. A estreia em um encarte do "Correio Universal", em março de 1936, à última aparição em bancas, em revista da Mythos, há dois anos. Há mais: 13 páginas coloridas trazem 818 capas de revistas, livros e suplementos onde o Espírito-Que-Anda —como também é conhecido— foi publicado. Há raridades, como imagens do "Correio Universal" e do "Globo Juvenil", época em que o personagem tinha sido batizado de "O Fantasma Voador". É feito por fãs e para fãs (como eu).
(Informações do Blog dos Quadrinhos)

Nenhum comentário: