sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um viva ao Dia Nacional da Hipocrisia

Dono de ter "grandes idéias", o nosso líder Lula da Silva sugeriu nesta quinta-feira, 30 de abril, a criação do Dia Nacional da Hipocrisia. Na hora em que ouvi (e vi) o presidente na televisão sugerindo um dia para os hipócritas, pensei em sandice. Agora, passadas algumas horas, lucubro que o presidente pode até ter certa razão. Pela índole das coisas, sinto que estamos mesmo necessitados de homenagear a hipocrisia e seus agentes, os hipócritas —Lula da Silva à frente.

Na sua fala à tv, o presidente Da Silva chamou de hipocrisia as denúncias sobre o uso irregular da cota de passagens aéreas da Câmara pelos deputados federais. Para o presidente, não é crime o deputado usar a cota para levar a mulher, filhos, parentes, amigos e agregados, papagaios, cães e gatos para Brasília. "Existe uma hipocrisia —defendeu Da Silva— muito grande nessa história da Câmara. Sempre foi assim. Não vejo onde está o tamanho do crime em levar a mulher ou o sindicalista para Brasília". Nosso líder mente e banca o hipócrita ao levantar tal parvoíce.

Afinal, não é verdade que "sempre foi assim". Essa história de mordomias para parlamentares começou no final da década de 1950, quando, em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a atual capital brasileira, Brasília —para mantê-la viva no seu inicio, JK precisou "pagar" para que os congressistas e servidores públicos de todos os jaezes trocassem as maravilhas dos balneários do Rio de Janeiro pela rudeza dos sertões do Centro Oeste. Deu no que deu.



Lula da Silva minimizou esse tipo de denúncia. "Esse não é o mal do Brasil. Se o mal do Brasil fosse esse, o país não teria mal." Interessante, é que na hora ninguém riu... O nosso líder rebateu ainda as críticas ao aumento de gastos do governo com pessoal. Ele chamou essa crítica de hipocrisia e aí sim defendeu a criação do Dia Nacional da Hipocrisia.

Foi o dr. Sigmund Freud que argumentou que "existem infinitamente mais homens que aceitam a civilização como hipócritas do que homens verdadeiramente e realmente civilizados, e é lícito até perguntarmo-nos se um certo grau de hipocrisia não será necessário à manutenção e à conservação da civilização, dado o reduzido número de homens nos quais a tendência para a vida civilizada se tornou uma propriedade orgânica". Lula da Silva certamente é um desses que defendem um bocadinho de hipocrisia para a manutenção e a conservação da civilização". Que é que tem servidores públicos gastarem à toa o nosso dinheirinho, é ou não é?!

Por isso tudo y otras cositas más defendo que devemos mesmo criar o Dia Nacional da Hipocrisia —1º de abril seria uma ótima data. Conclamo o povo tupiniquim a escrever ao seu senador e/ou deputado e pedir a criação dessa efeméride nacional de suma importância. E sugiro que se crie um troféu pra homenagear grandes hipócritas de cada ano: uma estatueta do presidente Lula da Silva nu segurando uma espada diante da genitália, como se fora um Oscar rechonchudo e hirsuto.

E não pense você, leitor, que eu esteja sendo desrespeitoso ou maldoso —ou ambas as coisas— com o nosso líder. Afinal o homem que usou microfones e câmeras para invectivar os 300 picaretas da Câmara, agora os usa para escudar os absurdos gastos de parlamentares que custam, cada um, aos cidadãos brasileiros um total de 139 mil reais por mês (veja informações a respeito no site Contas Abertas). Afinal, penso eu, a hipocrisia já é um progresso ético. Um viva ao Dia Nacional da Hipocrisia e ao presidente da Silva, seu criador.

Nenhum comentário: