segunda-feira, 25 de maio de 2009

[Cidadãos direitos]

::
Segundo o site Banco do Planeta, na sexta-feira passada, ao comemorar seus dois anos de atuação, o Movimento Nossa São Paulo lançou uma campanha para construir os Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem). Perguntas como "o que faria você se sentir melhor em São Paulo?", "O que é importante para a sua qualidade de vida na cidade?" vão orientar a construção do grupo de indicadores.

Um questionário construído em conjunto com os grupos de trabalho será apresentado a toda a sociedade de 15 de junho a 30 de setembro. A idéia é identificar na opinião das pessoas o que é mais importante e valorizado para a qualidade de vida na cidade. A consulta pode ajudar a propor e a elaborar políticas públicas que atendam os níveis desejáveis de qualidade dos serviços públicos necessários à população.

O Irbem visa também ir além daquilo que só depende dos poderes públicos. Buscará indicar mudanças culturais, comportamentais, pessoais, de grupos e de diversos setores da sociedade que podem perfeitamente fazer a sua parte em benefício de todos.

Veja abaixo as etapas de construção do Irbem:

• De 15 de junho a 30 de setembro – Pesquisa preliminar com a população. As respostas servirão de base para que, a partir de outubro, o Ibope elabore uma grande pesquisa com amostragem técnica para envolver vários segmentos da sociedade. O questionário online estará disponível no site do Movimento e a versão impressa será distribuída em escolas, organizações da sociedade civil, universidades, empresas e em várias regiões da cidade. A população poderá responder sobre o que é mais importante para a qualidade de vida na cidade. Por exemplo: posto de saúde próximo de casa, coleta seletiva de lixo, horas de lazer, rios despoluídos...

• Outubro – Seleção dos itens que foram citados na pesquisa como os mais importantes para a qualidade de vida da população. O Ibope vai incorporar tais itens na pesquisa anual do Movimento para checar qual é o nível de satisfação e valorização em relação a eles.

• Novembro – Aplicação da pesquisa Ibope com os paulistanos, em amostra proporcional aos vários segmentos da população. Depois disso, será feita a sistematização e construção dos indicadores (Irbem).

Penso que é hora das entidades e das ongs que lidam com questões urbanas se mexerem pra criar um movimento semelhante em Campo Grande. A cidade precisa evoluir. E para tanto precisamos ser cidadãos direitos antes de reclamarmos direitos dos cidadãos...

Nenhum comentário: