terça-feira, 12 de maio de 2009

Artesanato Comunidade Tia Eva

A Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS) lança na próxima semana a exposição "Artesanato – Comunidade Tia Eva São Benedito". A exposição acontece no próximo dia 20 (quarta-feira) às 15h na Casa do Artesão. O evento integra o projeto “Exposições Temporárias” da instituição, onde permanece até o dia 16 de junho.

Integra a linha de produção da Comunidade Tia Eva camisetas, bolsas, almofadas, toalhas, sacolas, almofadas e bijuteria, trabalhadas com um bordado que utiliza a iconografia do seu povo. Os produtos são desenvolvidos desde 2008 por meio de uma Oficina de Capacitação em Artesanato com Resgate Cultural, apoiada pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMINC) e desenvolvida pela UNEART (União Estadual dos Artesãos do MS). A iniciativa possibilita a geração de renda para a comunidade por meio do oficio artesanal e agrega valor à história da comunidade.

Tia Eva
Nascida em Mineiros, no interior de Goiás, a ex-escrava, benzedeira e —o que muitos acreditam—, milagreira, Tia Eva chegou a Campo Grande em uma comitiva em 1905. Tinha 45 anos e três filhas. Sabia ler e escrever, o que, para quem havia sido escrava escrava, não era pouca coisa. Mas no Estado, a história de sua comunidade começa em 1910, quando decide pagar a promessa a São Benedito por tê-la curado de uma ferida na perna.

Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul. Atualmente 115 famílias vivem na comunidade.

A Casa do Artesão, unidade da FCMS, funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas e aos sábados das 8hàs 12h e fica na Rua Calógeras, 2050, no centro da cidade.

Nenhum comentário: